Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência no nosso site. Para mais informações, clique aqui.

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

Inscreva-se
Online Voltar

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

Duração: 12 meses

Titulação: Pós-Graduação

O ano de 2020 nos mostrou que os processos educacionais atuais estarão cada vez mais relacionados às tecnologias de informação e comunicação (TICs). Os professores e profissionais ligados à área da educação são desafiados a desenvolver novas habilidades e competências. O curso de pós graduação de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação tem como objetivo ampliar as possibilidades e relações de aprendizagem, apresentar ferramentas técnicas e tecnológicas auxiliares aos processos didáticos-pedagógicos e familiarizar o profissional ao estado da arte das TICs.

Conheça nosso modelo de ensinar

Instrumentos de avaliação baseados em evidências e tecnologias digitais

A avaliação: delineamentos históricos e conceituais.

Linguagem, mediação e o uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

Pressupostos e perspectivas das novas tecnologias na educação.

Aspectos éticos e socioeconômicos do uso das novas tecnologias em educação

Epistemologia e ética nas questões que envolvem a tecnologia.

Para quem esse curso é indicado

Profissionais da área de educação e demais profissionais interessados nas tecnologias de informação e comunicação.

Conheça nossa metodologia inovadora

Assista ao vídeo e ganhe condições exclusivas!

Tenha aulas online e encontros síncronos, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts.

Inscreva-se Fale com um consultor

Detalhe pós-graduação Condições exclusivas para você

Módulos

  • A avaliação: delineamentos históricos e conceituais.
  • Jogos educativos: role-playing game.
  • Avaliação e jogos. Inovação e práticas inovadoras em educação.
  • Tecnologias e educação.
  • Gamificação.
  • Inteligência artificial.
  • Nuvens.
  • Realidade aumentada e outras possibilidades.
  • A era digital: a experiência de Sugata Mitra.
  • Cibercultura.
  • Redes colaborativas e cultura maker: possibilidades para a avaliação.
  • Ambientes remotos/virtuais: a estrada do futuro.
  • Avaliação digital: os produtos Google for Education.
  • Mentimeter e interações simultâneas.
  • A dimensão do meta-aprendizado: aprender a aprender.
  • Abordagem positiva do erro: auto-questionamento e instrumentos alternativos de avaliação.
  • Pressupostos e perspectivas das novas tecnologias na educação.
  • Concepções de aprendizagem.
  • O computador como ferramenta do trabalho para o educador.
  • A utilização de materiais didáticos: metodologias e materiais.
  • Linguagem tecnológica.
  • Epistemologia e ética nas questões que envolvem a tecnologia;
  • Educação, tecnologia e sociedade como produção histórico-social e aspectos socioeconômicos;
  • Dimensões da educação com a sociedade e a novas tecnologias;
  • Gestão da sala de aula em relação aos aspectos éticos, socioeconômicos e tecnológicos.
  • Recursos tecnológicos como estratégia de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências.
  • Possibilidades de ferramentas, síncronas e assíncronas, para a avaliação e o desenvolvimento da aprendizagem.
  • Eixos de acessibilidade: informacional, comunicacional, na web e pedagógica.
  • Tecnologias assistivas e inclusão no processo de ensino e aprendizagem.
  • Possibilidades de fontes para consulta de suporte para o processo de ensino e aprendizagem.
  • Elaboração de curso on line.

Professor: Salete Cecília de Souza e Flávia Wagner

  • Cultura, pensamento e escrita, condições de produção, autoria na produção dialógica, variabilidade, escrita colaborativa, processos de revisão, reescrita, multiletramentos e práticas de produção textual em diferentes gêneros e suportes.

Professor: Fernanda Caroline Silva dos Santos

  • Som e Imagem: captação , características, as tecnologias e trabalho de edição e finalização de som para audiovisual.

Professor: Fernanda Caroline Silva dos Santos

  • Estudo dos processos de inclusão/exclusão social pela interface digital;
  • Novas tecnologias e inclusão digital;
  • Potencial inclusivo das novas tecnologias da informação e de comunicação (NTICs) na sociedade contemporânea;
  • Normas e padrões internacionais sobre acessibilidade;
  • Estudo de tecnologias assistiva e outras inovações tecnológicas que visam à inclusão social da pessoa com deficiência;
  • Educação Inclusiva: contribuições da neurociência e das tecnologias.
  • Aplicação e investigação dos espaços de ensino e aprendizagem (físicos e não físicos) em ambientes escolares e não escolares;
  • Cenários de aprendizagens ativas;
  • Comunidades de Aprendizagem;
  • Modalidades de ensino e ferramentas tecnológicas disponíveis, acessíveis e aplicáveis no contexto das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs);
  • Investigação de práticas contextualizadas para cenários educacionais pré e pós-pandemia;
  • Espaços físicos, virtuais ou híbridos e sua potencial relação com a estrutura pedagógica.
Veja o programa completo

Conheça nossa metodologia inovadora

Assista ao vídeo e ganhe condições exclusivas!

Tenha aulas online e encontros síncronos, estudando com tutores para acompanhamento dos projetos e curadoria de materiais como artigos e podcasts.

Inscreva-se Fale com um consultor

Detalhe pós-graduação Condições exclusivas para você

Livros background Pós-Graduação

UniSociesc: : estude com a qualidade da melhor instituição de ensino superior de SC, segundo o MEC

Novos tempos exigem novos métodos. Para se destacar no mercado, você precisa de um ensino voltado para as suas necessidades e para as demandas atuais.

Conte com estrutura completa, corpo docente qualificado e metodologia arrojada, em que você propõe soluções para problemas reais. Acrescente qualidade e inovação no seu currículo com os nossos cursos de pós-graduação.

Educação disruptiva

Atividades 100% on-line: plenárias com experts, encontros com desenvolvimento das habilidades socioemocionais e problematizações do mundo do trabalho, como ferramentas de aprendizagem.

Certificações intermediárias

ao término de cada módulo, inclua no seu currículo as novas habilidades e competências desenvolvidas.

Mentoria

encontros semanais ao vivo com um mentor da área, trazendo mais expertise e network para você.

Projeto de Vida e Carreira

associe o aprendizado com o acesso a uma plataforma que aproximará você de oportunidades no mundo do trabalho.

Ensino Digital

valorize seu tempo com uma experiência de aprendizagem integrada, personalizada e sem fronteiras.

Saiba mais sobre a nossa metodologia

A melhor equipe docente para sua formação

Qualidade comprovada por quem estuda com a gente

Conheça nossas unidades

Novos tempos exigem novos métodos. Para se destacar no mercado, você precisa de um ensino voltado para as suas necessidades e para as demandas atuais.

Conheça todas as unidades que você terá acesso para estudo.

*Nem todas as unidades poderão oferecer este curso.
  • Blumenau
  • Jaraguá do Sul
  • Joinville | Anita Garibaldi
  • Joinville | Campus Park
  • São Bento do Sul

Cronograma dos Encontros no ambiente digital Ao Vivo

Confira o investimento necessário

Pós-Graduação

Pós Graduação UniSociesc. Você preparado para o novo.

De R$ 9.546,00

Em até 36x R$ 212,13

à vista (5%) R$ 7.254,96
Ver todas opções de pagamentos

Confira as opções de parcelamento

  • 12x

    R$ 636,40

  • 18x

    R$ 424,27

  • 24x

    R$ 318,20

Voltar

Você também pode fazer um módulo do curso

Um Ecossistema para uma formação única

Nossa missão é criar uma conexão com todas as pessoas que pensam sobre educação, favorecendo o aprendizado, a troca e o crescimento.

No nosso ecossistema, o aluno está no centro das atividades, por meio de uma comunidade de aprendizagem que une infraestrutura, metodologia e instituições de renome nacional e internacional.

Ainda ficou com dúvidas sobre o nosso curso?

Em regra, os cursos de pós-graduação lato sensu possuem 360h.

Como exceção temos os cursos:

  • Clínicas Médicas de Pequenos animais: Práticas profissionais que possui 800h;
  • Aprimoramento profissional- clínica médica de pequenos animais com 3560H;
  • Anestesiologia de pequenos animais: Práticas profissionais que possui 424h;
  • Aprimoramento profissional- Anestesiologia de pequenos animais: com 3560H.

O tempo mínimo de integralização é de 2 semestres. Para o curso de Aprimoramento profissional: clínica médica de pequenos animais, o tempo mínimo de integralização é de 4 semestres.

Com cursos em todas as áreas do conhecimento, a nossa pós-graduação promove a interconexão, no ambiente digital, de materiais de estudos autoinstucionais e encontros síncronos com mentor e um encontro com o professor especialista garantindo uma experiência integrada, flexibilizando caminho, tempo e lugar de aprendizagem.

É um curso ofertado no ambiente digital, focado no desenvolvimento de competências para atender às exigentes demandas do mercado de trabalho e conferem certificações ao aluno.

Sim, você pode cursar o Nanodegree como curso livre, escolhendo-o de acordo com o seu interesse e necessidade e ainda utilizá-lo para dispensar conteúdo do seu próximo curso.

O nanodegree possui carga horária de 30h.

O aluno participará de experiências, de forma síncrona no ambiente digital, ampliando suas redes e seus conhecimentos. Estas experiências serão compostas por três encontros: problematização, viagem e plenária.

Problematização: é uma importante metodologia de aprendizagem da era do conhecimento, por meio da qual o aluno, em grupos de trabalho, vai identificar as questões chave do problema.

Viagem: é uma forma de aprender explorando as softs skills, desenvolvendo a inovação, criatividade e descobrindo os conhecimentos por meio de uma outra perspectiva.

Plenária: Conduzida por um expert, é o momento de sistematização do conteúdo, encerrando o Nanodegree Experience.

Você terá encontros síncronos semanais com um mentor, por área de conhecimento. O mentor o apoiará e orientará no seu percurso de aprendizagem, sendo a referência da área.

A participação nos encontros síncronos, em todos os casos, não gera controle de presença. Contudo, este é um momento importante para interagir com os demais alunos e com o mentor que está no ambiente digital.

Sim, para cada nanodegree você terá um encontro com o professor especialista naquele conteúdo. Caso não possa assistir o encontro ele será gravado e disponibilizado posteriormente.

Ao terminar o conteúdo de cada nanodegree, o aluno poderá realizar a avaliação online.

Ela será composta por 10 (dez) questões de múltipla escolha. O aluno terá 2h30 corridas para finalizar e enviar sua resposta. Será considerado aprovado o aluno que tiver desempenho igual ou superior a 70%.

Sim, a segunda e a terceira oportunidades de avaliação serão liberadas para acesso dos alunos.

Você deverá solicitar, via protocolo uma nova avaliação. O caminho para solicitação do protocolo é: em ULIFE (Aluno) clique em Menu> Serviços> Solicitações Online> Ed. Continuada. O valor do protocolo é de R$ 50,00.

Teremos duas avaliações, quais sejam:  AI e A2.

A avaliação 1 (A1) ocorrerá na problematização. Neste momento, o professor avaliará as competências intelectuais do aluno, aferindo se ele depreendeu o conteúdo apresentado no ambiente digital. Esta avaliação valerá de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos.

A avaliação 2 (A2) se dará no momento da viagem. O professor verificará se o aluno mobilizou as competências socioemocionais esperadas para a realização da atividade. Esta avaliação valerá de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos.

Você poderá realizar a avaliação integrada (AI), na data prevista no calendário do curso. Esta avaliação substituirá a menor nota, entre A1 e A2.

Receba os melhores conteúdos relacionados ao mercado